VISÃO INTEGRATIVA DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO AVANÇADA DE LÍDERES

Hoje em dia já não existem dúvidas de que precisamos estar continuamente aprendendo e nos desenvolvendo, sobretudo quem ocupa papeis de liderança. Por isso a oferta de programas de desenvolvimento de competências específicas tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

O que faz, no entanto, que o FAL, a Formação Avançada de Líderes do Grupo Valure se diferencie das restantes ofertas no mercado?

Em um mundo extremamente global, complexo, ambíguo e simultaneamente tecnológico, conectado e competitivo é uma expectativa irrealista pensar que os resultados virão da aplicação exclusiva de uma competência. O mundo de hoje necessita de integração de diversas ferramentas e conceitos, por vezes aparentemente opostos, conectando competências técnicas e de gestão com competências comportamentais, aliando o foco no resultado e no negócio com a capacidade de criar relacionamentos profissionais de qualidade e construir equipes que trabalhem de forma colaborativa, valorizando e utilizando as diferenças como alavanca de sucesso.

O FAL tem essa visão integrativa, sendo composto por diversos módulos, que abordam as principais habilidades que qualquer líder deverá desenvolver. Estes módulos começam com o auto-conhecimento, pois se líderes não se conhecerem, seus pontos fortes, suas vulnerabilidades, suas preferências, seu estilo, provavelmente não vão conseguir perceber e melhorar o impacto junto das suas equipes, pares ou outros stakeholders. A partir daí entram os temas de inteligência emocional, comunicação para influência, coaching, delegação e desenvolvimento de equipes e termina com o módulo de alta performance, com várias ferramentas de auto-gestão e gestão de prioridades e de resultados. Cada módulo se constrói sobre o outro, durante um período alargado de tempo, pois sabemos que não é um workshop em sala que vai garantir que as pessoas vão sair aplicando o que aprenderam.

Sabemos que o desenvolvimento é um processo, que necessita de tempo, reflexão e experimentação. Sabemos que não é fácil, exige esforço, foco e uma estrutura que facilite a aprendizagem. Assim integramos em paralelo um sistema de apoio e partilha entre participantes, pois o diálogo, a troca de experiências e de ideias é uma das formas mais eficazes de aprendizagem. E, em paralelo ao sistema de módulos temáticos, integramos igualmente coaching individual para cada participante para suportar e alavancar a aprendizagem e aplicação ao longo do programa.

A cada ano o FAL evolui, pois sabemos também que o mundo evolui e não podemos ficar parados. Assim, integramos a cada ano novos temas, ferramentas, vídeos, exercícios e técnicas de facilitação. As coaches e facilitadoras também estão em constante desenvolvimento e certificação profissional junto das instituições mais conceituadas no mundo, de modo a trazer para o FAL o que há de melhor.

É com muito orgulho que faço parte deste programa maravilhoso, que me permite participar da trajetória de crescimento de tantos e tantas profissionais brilhantes, que me permitem aprender e crescer junto.

Acima de tudo, o FAL coloca uma semente no coração de todo e cada um que participa no programa de alguma forma: nós podemos fazer a diferença e mudar o mundo, uma conversa de cada vez!

Sejamos os líderes que gostaríamos de ter!


Susana Azevedo
Coach Executiva, Facilitadora Internacional e Sócia-fundadora da ns2a
Especialista em Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional
Executiva de Operações em empresas multinacionais
Membro do Conselho Fiscal da ICF ( International Coaching Federation)

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens relacionadas

SEU DIA PRECISA DE 48 HORAS?

Decidi escrever sobre nossa corrida contra o tempo, especialmente nos dias que estamos vivendo, por se tratar de um tema importante para todos nós, porém

Como podemos te ajudar?

Precisa de ajuda?