OS 5 FATORES ESSENCIAIS PARA A ALTA PERFORMANCE DE EQUIPES

No livro “Os 5 Desafios das Equipes”, muito adotado em diversas escolas de liderança, o especialista em Gestão de Pessoas, Patrick Lencioni, nos apresenta os 5 fatores essenciais para a alta performance das equipes:

  1. Confiança – quando confiamos em nossos colegas de equipe, temos coragem de expor nossas vulnerabilidades, dizer “não sei”, pedir ajuda. Confiar é a base para que haja trabalho em equipe e ela é gerada quando vemos congruência entre agir e falar, quando percebemos atitudes integras e éticas no grupo, quando percebemos no outro a competência para as tarefas que precisam ser entregues.
     
  2. Conflito – quando uma equipe conflita no nível das ideias, ela sabe discordar sem agredir, buscando alternativas ganha x ganha. Para isso é fundamental que haja empatia e boa comunicação. Quando uma equipe está em disfunção neste fator, ou está sempre conflitando no nível pessoal (em que há agressões mútuas) ou deixam de expor suas opiniões e ideias, fazendo-o pelos “corredores” da empresa.
     
  3. Compromisso – quando uma equipe se compromete com os objetivos e metas, todos sabem que precisam fazer o melhor, independente de concordar ou não, já que fazem parte de algo maior. Na falta de compromisso, encontram-se desculpas e fugas, as famosas justificativas, que minam os resultados das empresas.
     
  4. Responsabilidade – uma equipe responsável sabe que todos contribuem de alguma forma para os resultados, portanto “todos se sentem o pai da criança”. Uns cobram os outros, porque o senso de entrega é coletiva, sendo todos responsáveis pela execução correta perante o time. Frases do tipo “eu já fiz a minha parte” são um exemplo da falta deste fator em um time, por pressupor que se eu já fiz aquilo que era de minha responsabilidade individual, posso “lavar as mãos” para o que os demais precisam entregar.
     
  5. Foco nos Resultados – numa equipe focada todos sabem exatamente onde querem chegar, como indivíduos, como time e como empresa. Planejam juntos, corrigem os rumos, comemoram os resultados.

Como está sua equipe? Em qual ou quais dos fatores acima ela está indo super bem? Em quais precisa avançar? Compartilhe conosco nas redes sociais e marque seus colegas de time, para que eles também reflitam sobre este tema tão relevante.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens relacionadas

Dicas de Carreira

SUA LIDERANÇA ESTÁ EM EQUILÍBRIO?

Neste vídeo da série “Dicas de carreira” nossa CEO, @lorenalacerda, compartilha dicas importantes de como o Líder deve equilibrar hábitos para conseguir levar a equipe

Como podemos te ajudar?

Open chat
Precisa de ajuda?