fbpx

OS 7 “ES” DA ALTA PERFORMANCE INTEGRAL

Tanto se fala de alta performance, porém quase sempre o foco que se dá é em alcançar resultados profissionais cada vez mais significativos.

Neste artigo que fala de alta performance integral, que sustenta uma vida profissional de sucesso, mas que também considera o pessoal como chave para ser possível.

Avaliando meus mais de 25 anos de experiência profissionais e quase 50 de vida, cheguei aos 7 “Es”, para te ajudar a memorizar e aplicar em sua vida:

                1.            Excelência em cada detalhe

Um olhar cuidadoso para com os recursos e processos de trabalho. Se colocar no lugar do cliente interno e externo, pensando no que ele consideraria excelente. Dar o máximo de si, de seus conhecimentos e competências, para que os resultados sejam alcançados. Agir de verdade como dono do negócio, cuidando dos detalhes com carinho, colocando amor no que faz e buscando oportunidades para melhorar cada detalhe, visando maior produtividade com menor custo.

                2.            Entregar o que prometeu

Nossa palavra deve valer ouro. Se você combinou chegar às 8h, chegue até as 8h. Se você combinou entregar na segunda, entregue no máximo até segunda. Se você prometeu resolver, resolva. Nossa reputação é nosso maior bem. Nossa credibilidade pessoal e profissional depende de sermos éticos com aquilo com que nos comprometemos a fazer. Se você precisa ser cobrado pra entregar o que promete, sinal vermelho. Sua imagem profissional está em alto risco.

                3.            Equilíbrio como base

A excelência não pode custar a leveza. Nem a qualidade de vida. Compreender o nível de equilíbrio para cada situação é saber ponderar e encontrar alternativas inteligentes para os desafios que se apresentam. Será necessário pedir ajuda e trabalhar em equipe. Trabalho árduo não leva ao sucesso sustentável. O esgotamento impacta diretamente na qualidade das entregas. Por isso é importante descobrir e aprender a trabalhar com inteligência, mantendo o foco, gerenciando distrações, buscando métodos mais eficazes de se chegar aos resultados.

                4.            Ensinar a todo o momento

Em vez de esperar que as pessoas saibam, ensine. Compartilhe com generosidade aquilo que você sabe, lembrando que, sempre, aos mais esclarecidos cabe a maior responsabilidade. Não importa se é alguém de sua equipe direta ou de outra área. Sempre que puder, pare um pouco e ensine. Se você enxerga uma oportunidade, ofereça ao outro o seu tempo para ensinar. Pode te parecer que isso dá muito trabalho. Mas o que realmente dá trabalho é corrigir os erros de uma equipe mal preparada.

                5.            Evoluir diariamente

Estamos juntos nessa jornada da vida com a principal missão de evoluir como pessoas. Portanto, ter consciência de nossos pontos de melhoria é extremamente importante, mas de nada adianta se não fizermos nada a respeito. Buscar feedback, buscar ajuda, estudar, fazer coaching e terapia, se comprometer com seu processo de crescimento, deve ser a prioridade de todo ser humano. Não espere a dor, o sofrimento, as perdas, para trabalhar em sua evolução pessoal e profissional.

                6.            Empoderar a si e ao outro

Todos precisamos ser reconhecidos. O elogio alimenta a alma e nos ajuda a passar pelos desafios com mais motivação. Olhar para si, reconhecer tudo que já conquistou, as mudanças que já fez em sua vida, dizer a si mesmo: “parabéns, eu mereço celebrar” é uma forma de experimentar da recompensa pelo esforço. Fazer isso pelo outro também é fundamental, fortalece os vínculos e nos torna generosos para com as pessoas que também  precisam se sentir merecedoras, competentes, relevantes. Faça diariamente o exercício de reconhecer a si e aos outros, nos pequenos e grandes feitos.

                7.            Energia positiva como fonte

A vida já traz desafios demais para que passemos por ela sem uma energia boa, que torna cada adversidade uma oportunidade de aprendizado. Olhar de forma positiva para os problemas e convidar ao demais a olharem da mesma forma, é a única maneira de seguirmos em frente apesar da dor. Cuidar de suas emoções, se observando e compreendendo a fonte de sua ansiedade ou preocupação, como forma de se tornar emocionalmente inteligente. A energia positiva transforma a nossa vida e tem influência sobre todos à nossa volta. Alegria e otimismo, características chave de um ser humano de sucesso.

Minha sugestão é que você se dê uma nota em cada um dos “Es” e monte um plano de ação para avançar em todos, não esquecendo de priorizar o que considera mais relevante no momento. Querer mudar tudo ao mesmo tempo só servirá para que nada mude.

Se você leu até aqui, é porque foi útil para você. Que tal ajudar outras pessoas que podem também se beneficiar dessa reflexão? Faça a sua parte e envie pra eles.

Boa transformação!

Lorena Lacerda é CEO e fundadora do Grupo Valure, Mentora de Executivos, sócia-fundadora e Diretora de Conteúdo da StepU.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens relacionadas

SEU DIA PRECISA DE 48 HORAS?

Decidi escrever sobre nossa corrida contra o tempo, especialmente nos dias que estamos vivendo, por se tratar de um tema importante para todos nós, porém

Como podemos te ajudar?

Open chat
Precisa de ajuda?