Grupo Valure

Associada à Fundação Dom Cabral

Notícias

Confira nossas novidades:

Meu chefe é meu pai

Publicação: 23/06/2020 às 16:45 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

O Brasil está repleto de empresas familiares.  Empresas que cresceram graças à coragem e ao suor de empreendedores que, na maioria das vezes, construíram seus negócios do “zero”, enfrentando todos os desafios de crescer apenas com conhecimento vindo da prática do próprio negócio.  Esses empresários amam seus negócios porque são para ele como filhos:  os viu nascer, cuidou desde cedo para que tivessem todos os recursos para sobreviver e crescer de forma saudável.  Porém, com o crescimento, vieram os desafios... E, para lidar com tantas questões, ninguém melhor do que os filhos reais, os de “carne e osso”, de sua extrema confiança e que representam a realização do desejo...

Pena não ser óbvio

Publicação: 23/06/2020 às 16:43 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 1

Páre e pense:  quantas vezes no último mês você pensou, ou disse: “Mas isso não é óbvio?”.  Provavelmente seu interlocutor fez uma cara de “parede”, ou, dependendo do nível do relacionamento, respondeu um tímido “É..., claro que é...”.   Pelo que vejo são poucas as situações nas quais o que é óbvio para um o é para o outro.  Talvez a maioria de nós inclusive tenha consciência disso.  Mas porque continuamos na expectativa de que as pessoas entendam o óbvio?  Por que, afinal, ainda nos surpreendemos quando percebemos que o outro não concorda com aquilo que é tão óbvio para nós?  Essas são...

O impacto do Gestor

Publicação: 23/06/2020 às 16:40 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

Há poucos dias atrás participei de uma cena lamentável.
Entrei em um estabelecimento comercial para terminar uma negociação que havia sido iniciada há meses, apenas com o intuito de pegar os documentos finais de fechamento da venda.
 Eu era, na ocasião, a cliente, comprando os produtos e serviços daquela Empresa.
 A vendedora, que até então tinha me atendido muito bem, com grande dedicação e atenção, fator decisivo para que eu tivesse optado pelos produtos daquela loja mesmo com valor acima do concorrente, estava terminando de fazer alguns ajustes no contrato, que estava com pequenos erros, nada realmente importante.
O Gerente da loja estava ao lado dela, em pé, impaciente, quando eu adentrei e perguntei...

Socorro minha equipe está desmotivada

Publicação: 23/06/2020 às 16:38 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

 
É muito comum em meu trabalho como Consultora ouvir de clientes, principalmente de donos de empresas: “Minha equipe está desmotivada; preciso fazer alguma coisa. Gostaria que você desse uma palestra para eles e, depois, realizasse um diagnóstico para eu saber quais são os mais desmotivados e eu possa assim substituí-los!”
Encontramos duas falhas conceituais nesse “apelo” dos Gestores:
A primeira: Achar que uma palestra de duas horas vai motivar pessoas.
Todos sabemos que a motivação depende de uma diversidade de fatores que são totalmente individuais, pois têm a ver com os valores, crenças, desejos e necessidades de cada pessoa.
Por isso dizemos que a motivação é interna, ocorre de dentro...

Você vale o que produz

Publicação: 23/06/2020 às 16:35 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

Por estar há anos acompanhando o processo de recrutamento e seleção para Empresas pude perceber um dado interessante:  os profissionais, principalmente os que não têm ou buscam posições executivas, querem um “emprego” que lhes dê segurança, com um salário fixo que lhes permita ter a certeza de que “as contas serão pagas”.
Quando falamos de remuneração variável, de comissionamento, de bônus por desempenho, muitos olham desconfiados, outros já agradecem a oportunidade de imediato, alguns aceitam dizendo que “estão precisando muito” e outros, a minoria mesmo, aceita com brilho nos olhos.  Eu diria que esta minoria corresponde a, no máximo, 1 porcento do total de...

Você é feliz no trabalho?

Publicação: 23/06/2020 às 16:34 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 2

Dizem que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia.  Mas o que não falta é conselho por aí... e por aqui.... Conselho do tipo “valorize o que você tem antes que você perca” é um dos que rondam a vida daqueles insatisfeitos profissionalmente porém que não conseguem tomar nenhuma atitude a respeito.  Aprender a gostar do que se tem e agradecer imensamente por isso pode trazer paz interior, porém, dificilmente, isso será real ou duradouro em se tratando da vida profissional.  Trabalhar é importante por nos permitir experimentar, nas diversas relações que se estabelecem, oportunidades para crescer emocional e intelectualmente, além de gerar inúmeras situações nas quais podemos sentir nossos...

Seu chefe não te permite crescer

Publicação: 23/06/2020 às 16:32 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 1

Você já se pegou alguma vez pensando ou reclamando para alguém que é impossível crescer na Empresa, ser um Gestor melhor, porque seu chefe é uma pessoa difícil, que não dá espaço, que não oferece suporte, que só critica, reclama, é agressivo na comunicação e centralizador no modelo de gestão?
Se você respondeu “não” porque não tem chefe, sorte sua!
Se você respondeu “não”, porque seu chefe não é nada disso, “muito pelo contrário”, então saiba que você faz parte de um grupo privilegiado de pessoas.
O que vemos, na prática, é que grande parte dos profissionais se identifica com a...

Liderança e Resiliência

Publicação: 23/06/2020 às 16:30 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

Uma das atitudes mais responsáveis por uma carreira de liderança de sucesso é a resiliência.  Resiliência significa, em palavras simples, conseguir, em situações de grande adversidade, superar os problemas e seguir em frente.  “Cair e levantar”.  O exercício de aprender pressupõe errar, e é ótimo que seja assim, porque quando erro e aprendo, eu treino a minha resiliência.  Ao contrário, se conseguíssemos sempre atuar sem erros, num mundo “ideal”, não poderíamos experimentar e treinar a resiliência, que nos amadurece e nos permite ver o mundo com outros olhos.  A resiliência começa na nossa maneira de pensar e interpretar as situações ruins...

A Solidão da Liderança

Publicação: 22/06/2020 às 10:17 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

Em minhas vivências diárias como coach de executivos e como empresária, tenho constatado a grande variedade de estilos de Gestores: uns mais arrojados, uns mais cautelosos; uns com foco maior em pessoas, outros em resultados; uns com enorme carisma, outros com sérios problemas de relacionamento; uns centralizadores, outros que gerenciam de forma participativa.
 
Muitos estilos. Pessoas diferentes, executivos diferentes, resultados diferentes.  Porém algo é comum a todos eles: o sentimento de solidão que vivenciam no exercício da função de gerir. E essa verdade se aplica inclusive a executivos experientes, com excelente formação escolar e com uma carreira já consolidada, seja como gestor do próprio negócio seja como...

Construa hoje o seu futuro no agronegócio

Publicação: 17/06/2020 às 17:35 | Autor: Lorena Lacerda | Comentários: 0

O agronegócio brasileiro exportou US$ 96,8 bilhões em 2019 – valor que representa 43,2% do total exportado pelo país, conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Isto demonstra um leve crescimento do setor em relação ao ano de 2018, que somou 42,3%. Ainda segundo o Mapa, a produção agrícola deve subir cerca de 3% em 2020.

Enquanto que uma previsão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta que o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária deverá crescer 9,8% este ano, atingindo o valor de R$ 669,7 bilhões.

No entanto, para além dos bons...

Exibição: 11 à 20 de 82 posts

Paginação:

Grupo Valure
Cuiabá - MT
Rua Corumbá, 259 - Bairro Baú - Fone (65) 3318-2600
CEP: 78008 -100
 
Ver no mapa

Redes sociais

Sitevip Internet