O DESAFIO DA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS :: Grupo Valure

Grupo Valure

Associada à Fundação Dom Cabral

Notícias

O DESAFIO DA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Publicação: 10/11/2015 às 01:57 | Autor: Lorena Lacerda

O que fazer para conseguir crescer, aproveitar este cenário aquecido do nosso querido Estado, com a equipe necessária para tal? 

Primeiramente, aceitar a realidade que se apresenta.  Quando se aceita a realidade abre-se a visão para novas alternativas.  Quem não consegue enxergar que estamos vivendo um momento diferente do mercado, vai continuar com as mesmas ações, políticas e decisões, que já não fazem mais efeito.  

Existe, sim, uma grande concorrência por bons profissionais, tanto no aspecto técnico quanto comportamental.  E nesse cenário, ganha quem for mais “atrativo”.  Infelizmente é hora de remunerar melhor, dar mais benefícios, mais premiações por resultados, enfim, garantir que o profissional perceba, ao receber a proposta de emprego e comparar com as outras, que realmente vale a pena trabalhar na sua Empresa.  

Além de definir políticas mais atrativas para o mercado, é fundamental repensar o perfil de cargo que a sua Empresa está buscando, porque não dá para ser tão exigente num ambiente de “falta”.  Pode valer mais a pena desenvolver, treinar, do que já contratar alguém com remuneração muito acima da realidade da Empresa. Claro que é preciso ter real disponibilidade para treinar... Ou o resultado será pior do que não ter ninguém ocupando o cargo.  

Depois que conseguir contratar o profissional que tanto deseja, o desafio será o da retenção.  Lembrando que estamos convivendo com profissionais da chamada “geração Y” em nossas Empresas, paciência na carreira é a menor das competências dessa “turma”. São imediatistas, querem ser promovidos depois de míseros sessenta dias de trabalho!  Ao entrarem na sua Empresa a vaga que conquistaram era “tudo que queriam”; agora já estão enviando currículos para amigos e freqüentando sites de empregos...

Uma verdadeira loucura.  Mas lembre-se: aceite a realidade. Então mãos à obra:   é hora de garantir as melhores condições de trabalho possíveis na Empresa, e, principalmente, investir para que o ambiente de trabalho da Empresa seja extremamente positivo.  

Avaliando as causas de desligamento de várias Empresas de MT, pude constatar que uma das principais não está relacionada com remuneração, mas, sim, com o relacionamento do funcionário com o superior imediato.  Isso mesmo!  O funcionário pediu demissão por causa do chefe!  Se você não consegue estabelecer uma relação efetivamente produtiva com seus funcionários, ou, ainda, se os Gerentes que trabalham na sua Empresa não o conseguem, meu amigo, seu problema é sério.  

Com tanta competição por bons profissionais, vai ser difícil manter um ótimo colaborador na equipe se ele não se sente respeitado e valorizado.  Eu sei, eu sei... Quanta coisa,não?!  Melhor seria se trabalhássemos só com máquinas.... Não teríamos todas essas dores de cabeça... Ok, desabafe e volte ao foco!!!!

 Converse com sua equipe, entenda o que se passa na sua Empresa, tome as rédeas da situação e mude o jogo.  Sua Empresa merece crescer e você é capaz de conduzi-la nesse sentido com análise, humildade, aceitação, coragem, criatividade e ação.  Boa sorte!
 

Esta publicação não possui nenhum comentário ainda. Seja o primeiro, preencha os campos abaixo!
Grupo Valure
Cuiabá - MT
Rua Corumbá, 259 - Bairro Baú - Fone (65) 3318-2600
 
Ver no mapa

Redes sociais

Sitevip Internet