Grupo Valure

Associada à Fundação Dom Cabral

Notícias

VOCÊ É UM LÍDER RESILIENTE?

Publicação: 21/07/2020 às 15:38 | Autor: Lorena Lacerda

Uma das atitudes mais responsáveis por uma carreira de liderança de sucesso é a resiliência. 
Resiliência significa, em palavras simples: conseguir, em situações de grande adversidade, superar os problemas e seguir em frente. 
Resumindo: Significa “cair e levantar”. 
O exercício de aprender pressupõe errar, e é ótimo que seja assim, porque quando erro e aprendo, eu treino a minha resiliência. 
Ao contrário, se conseguíssemos sempre atuar sem erros, num mundo “ideal”, não poderíamos experimentar e treinar a resiliência, que nos amadurece e nos permite ver o mundo com outros olhos. 
A resiliência começa na nossa maneira de pensar e interpretar as situações ruins, “ressignificando” problemas para oportunidades. 
Por exemplo: se você, líder, tem um colaborador muito difícil porém tecnicamente muito competente, agradeça porque esta é a oportunidade de você aprender a habilidade de desenvolver pessoas. 
Afinal, se todos da sua equipe fossem iguais, certamente você não cresceria tanto!
Ser resiliente não pressupõe “aceitar” a situação que incomoda, mas, sim, percebê-la sob um novo ângulo e, a partir daí, buscar soluções. 
Isto porque é muito mais produtivo construir uma nova realidade com tranqüilidade, com equilíbrio emocional do que com raiva, com sentimento de culpa ou com medo.
Quanto menos automático formos com nossos pensamentos, mais teremos condições de construir uma realidade diferente. 
Pensem naquela velha história dos dois irmãos que experimentaram um pai alcoólatra e violento, porém cada um construiu um modelo de vida diferente.  Um foi um grande fracasso, repetindo as ações do pai e reclamando que o mesmo foi a causa do seu “desastre” pessoal.  O outro, ao contrário, foi um grande sucesso, como pessoa e profissional, afirmando que todo este sucesso foi causado pelo seu pai, que foi uma forte referência do que não queria construir na sua vida, do que não queria ser, o que o fez perceber o que queria ser e focar nisso. 
É o que chamamos de “Lei do Contraste”, porque só sei o que é bom porque sei o que não o é. 
Os dois irmãos viveram o mesmo cenário familiar, porém criaram realidades diferentes.  Isto se deveu a dois fatores: 
01. Eles criaram “passados” diferentes. Se você perguntar para o irmão “a”, como foi o passado dele, a resposta que terá deve ser “meu passado foi terrível, vivi situações muito tristes e difíceis com meu pai”.  O outro irmão, ao contrário, pode dizer “meu passado foi difícil porém importante para que hoje eu fosse o sucesso que sou”. O mesmo cenário, dois “passados” diferentes. 
02. Eles criaram “futuros” diferentes.  Por ter sido resiliente, o irmão bem sucedido viu os desafios como oportunidades, não utilizando dos mesmos como desculpa para um comportamento vitimizado. 
A partir de um pensamento diferente, gero emoções diferentes e ações diferentes.  Quem pensa como vitima fica parado, reclamando.  Quem pensa como responsável por construir a própria vida segue buscando e aproveitando as oportunidades, acreditando na capacidade de auto-superação. 
A resiliência do líder é testada em muitas e muitas oportunidades.  Ao lidar com a equipe, com o cliente, com outros líderes dentro da organização, em casa com o companheiro, com os filhos, com um cenário de mercado “turbulento”. 
Quanto mais desenvolvida for essa competência, mais rapidamente este líder sairá do cenário negativo e migrará para o cenário de oportunidades de fazer e ser diferente.
Lorena Lacerda                                                               
Master coach de executivos

1 comentário para esse post:

  • 1 - Denize Lazarin

    Comentado em 24/07/2020 às 14:06


    Linda mensagem, Lorena.

Deseja deixar seu comentário? Preencha os campos abaixo:
Grupo Valure
Cuiabá - MT
Rua Corumbá, 259 - Bairro Baú - Fone (65) 3318-2600
CEP: 78008 -100
 
Ver no mapa

Redes sociais

Sitevip Internet