Pesquisa aponta: Pessoas não deixam empresas, deixam gestores. :: Grupo Valure

Grupo Valure

Associada à Fundação Dom Cabral

Notícias

Pesquisa aponta: Pessoas não deixam empresas, deixam gestores.

Publicação: 11/07/2018 às 13:41 | Autor: Assessoria

A falta de mão de obra especializada nas empresas já virou discussão batida. Entre as melhores estratégias para conquistar e reter os funcionários que fazem a diferença na equipe, Lorena Lacerda, diretora do Grupo Valure, chama atenção para o papel do líder nesse processo. De acordo com estudo publicado pela Universidade do Estado da Flórida 39% dos trabalhadores disseram que o seu supervisor não consegue cumprir as promessas.

“As pessoas não deixam empresas, deixam gestores. Ou seja, se comunicar efetivamente com seus empregados deve ser uma tática fundamental para a saúde da organização”, diz a especialista.

De acordo com a pesquisa, 27% também afirmaram que o seu supervisor fez comentários negativos sobre eles para os outros funcionários ou gerentes, 24% indicaram que o seu chefe invadiu sua privacidade e 23% disseram que seu supervisor culpava os outros para encobrir erros pessoais ou minimizar a situação.

“Ser líder é saber escutar ativamente, fazer perguntas, saber dar feedback, saber cobrar resultados, saber ajudar as pessoas se desenvolverem, ter uma visão mais ampla da situação, ser proativo, o que não são aspectos fáceis de se ter. E liderança não é algo fácil que se desenvolve rapidamente”, pontua.

Tem jeito?

Para Lorena, é necessário desenvolver os gestores, líderes das empresas. As empresas que conseguem formar os melhores líderes são aquelas que sabem identificar talentos, investem em retenção e sucessão. É o que indica um estudo do Hay Group, que pontuou as 10 melhores empresas para formar líderes no Brasil. Dessas 91% têm ações efetivas de desenvolvimento para profissionais de todos os níveis. Já entre as demais, só 63% fazem a mesma coisa.

Um exemplo para o desenvolvimento de gestores é a Formação Avançadas de Líderes do Grupo Valure. O único programa aberto do Centro Oeste que reúne treinamento com coaching e assessment, de forma a gerar mudança real de comportamento e líderes preparados para o desafio de gerenciar pessoas.  O programa inicia em agosto, com turmas em Cuiabá e Sorriso - MT. 

“O programa, que é voltado para profissionais que atuem como gestores de pessoas há pelo menos dois anos, tem o intuito de preparar líderes para conseguir mais da equipe, com menos esforço”, explica Lorena.

São 80 horas de programa dividido em cinco módulos – autoconhecimento; inteligência emocional para liderança efetiva; comunicação para influência; líder coach, desenvolvendo talentos e alta performance – e seis horas de coaching individual.

“O programa tem três importantes pilares, o primeiro, conteúdo atualizado. Trazemos as principais escolas e teorias de liderança do Brasil e do mundo. O segundo é a prática, realizamos casos específicos, simulações e não dinâmicas de grupo. E o terceiro é a equipe, nossos consultores são líderes experientes e com conhecimento técnico. Além de serem ou já forem gestores”, ressalta Lorena Lacerda.

Para o gerente de planejamento e marketing da Tecnomapas, Jefferson Silveira, o curso vale a pena. “É fácil para quem tem dificuldades com sua equipe, assumir que precisa melhorar, mas, é difícil perceber isso. No primeiro módulo mudei completamente de ideia. O curso vale para todos”.
 

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE – Em Mato Grosso, os profissionais podem contar com edições do programa FAL (Formação Avançada de Líderes) do Grupo Valure, que conta em sua grade com a facilitadora Lorena Lacerda. Por meio de cinco módulos e sessões de coaching, o programa visa desenvolver novos líderes e potencializar os atuais – facilitando o processo de crescimento e a expansão dos negócios.  Mais informações pelo e-mail comercial@grupovalure.com.br ou pelo telefone (65) 3318-2600.  

Turmas iniciando em agosto/2018, nas cidades de Sorriso e Cuiabá
Saiba mais sobre o FAL, Clique aqui: 

Esta publicação não possui nenhum comentário ainda. Seja o primeiro, preencha os campos abaixo!
Grupo Valure
Cuiabá - MT
Rua Corumbá, 259 - Bairro Baú - Fone (65) 3318-2600
 
Ver no mapa

Redes sociais

Sitevip Internet